A Patagônia, como um todo, é um destino para quem procura cenários cinematográficos, paisagens espetaculares que mais parecem extraídas de um quadro. E para quem gosta de frio, claro. A porção Argentina da Patagônia conta com mais de 900 mil quilômetros quadrados de extensão. Compreendendo as províncias de La Pampa, Rio Negro, Neuquén, Chubut, Santa Cruz e Terra do Fogo. A Patagônia Argentina se estende até o Cabo Horn, ponto mais meridional da América do Sul, conhecido como o “fim do mundo”.
Entendendo a Patagônia
Dividida entre o território da Argentina e do Chile, a Patagônia é uma região de terras virgens e isoladas, na porção mais austral da América do Sul. No extremo Sul da Cordilheira do Andes, a parte a Oeste da Cordilheira pertence ao Chile, enquanto o Leste faz parte da Argentina. Ao todo, a área se estende do Oceano Atlântico ao Pacífico, compreendendo a paisagem dos lagos andinos, montanhas, glaciares e florestas.
A Patagônia Argentina
Boa parte da Patagônia está localizada no território argentino, ocupando cerca de um terço do país. Dividida em duas regiões, com particularidades de clima e de geografia, temos a Patagônia Andina e a Patagônia Atlântica. A porção Andina concentra os destinos como Bariloche e Ushuaia. Enquanto a porção Atlântica abriga cidades mais tradicionais cuja principal atração são as praias e fauna marinha, como em Puerto Madryn e na Península Valdés. Neste post, apresentamos destinos situados na Patagônia Andina por concentrarem as principais atrações patagônicas na temporada de neve.
Parque Nacional Nahuel Huapi
Junto à estação de esqui Cerro Catedral, o Parque Nacional Nahuel Huapi é a maior atração de Bariloche. Na província de Rio Negro, a cidade é conhecida como a “porta de entrada da Patagônia Argentina” e é a queridinha dos brasileiros na temporada de inverno. O parque ocupa uma área de 700 mil hectares junto à Cordilheira dos Andes, incluindo 500 quilômetros de trilhas, lagos, vales nevados perfeitos para esquiar e uma excelente infraestrutura. É possível reservar passeios direto no hotel ou quando chegar ao parque.
Glaciar Perito Moreno
Principal atração do Parque Nacional Los Glaciares, localizado a 80 quilômetros de El Calafate, glaciar Perito Moreno é a maior geleira horizontal do mundo! Com mais de 60 metros de altura, a geleia tem cerca de 250 quilômetros de extensão (quase o mesmo tamanho de Buenos Aires!). Não é à toa que o glaciar é considerado um Patrimônio da Biosfera. Há passarelas e passeios de barco que possibilitam chegar bem próximo da geleira. Além de um mini trekking mais que especial feito no glaciar – devido às baixíssimas temperaturas, o trekking só está disponível no verão.
El Calafate
Base para conhecer o glaciar Perito Moreno, El Calafate merece destaque por reservar muitas outras atrações aos visitantes. A 2.750 quilômetros da capital Argentina, a cidade é o ponto de partida para conhecer o Parque Nacional Los Glaciares, casa do Perito Moreno e de mais 355 geleiras, florestas andinas e dos Lagos Argentino e Viedma. As atrações da cidade começam no centrinho, com muitas opções de entretenimento, incluindo um cassino, e cercado pelas águas turquesas do Lago Argentino. O Glaciarium é outra atração imperdível! Dividido entre museu e bar, o espaço conta a história da região e a origem dos glaciares. No Glaciobar, todo de gelo, você vive a experiência de relaxar com bons drinks numa temperatura de menos 10 graus!
El Chalté
Uma cidade pequena que carrega o título de capital argentina do trekking. Com apenas 500 habitantes, El Chaltén é uma cidade charmosa que abriga um dos povoados mais antigos da Argentina. Apesar de pequena, a cidade conta com ótima infraestrutura para acolher os aventureiros do mundo inteiro. As trilhas mais procuradas, e as mais desafiadoras, levam aos picos Fitzroy e Cerro Torre.
Villa la Angostura
A 9 quilômetros de Bariloche, a Villa la Angostura é um lugar charmoso, perfeito para relaxar. Às margens do lago Nahuel Huapi, o vilarejo é conhecido pela excelente gastronomia e ótimos hotéis. Além de ser um dos pontos de partidas para explorar a Rota dos Sete Lagos. Há várias atividades disponíveis no vilarejo, como arvorismo, cavalgadas, trilhas e rafting. Além de contar com um centro de esqui próprio, o Cerro Bayo.
Parque Nacional Tierra del Fuego
Um dos principais pontos turísticos de Ushuaia, o Parque Nacional Tierra del Fuego conta com 63 mil hectares de área. Banhado pelo Canal de Beagle, é famoso por ser o fim da Ruta N3, parte do sistema de rodovias pan-americanas. A atração mais famosa do parque é o Trem do Fim do Mundo – antes usado para transporte de presidiários. Além disso, a Baía Lapataía, o Lago Roca e a castonera são outras atrações do parque, que também possui inúmeras trilhas, como Senda Costanera, Circuito Las Lengas e Laguna Negra.
Conheça as belezas da Patagônia Argentina com a TZ Viagens! Veja nossos pacotes para Bariloche e outros destinos na Argentina ou planeje um roteiro exclusivo com um de nossos consultores!