Entre os países que mais chamam atenção no sudeste asiático, a Tailândia desponta há décadas como um dos preferidos pelos turistas internacionais.
E motivos para isso não faltam: são mais de 40 mil templos, praias fenomenais e uma cultura milenar muito bem conservada. Ainda mais porque este é o único país asiático que nunca foi apossado por nenhuma nação europeia, sabia?
Hoje vamos apresentar alguns destinos que você não pode deixar de conhecer em uma viagem para este fantástico país. Vamos lá?
Bancoque: a vibrante capital
A capital tailandesa é um verdadeiro caldeirão cultural. Lá você encontra arranha-céus de dimensões estratosféricas ao lado de típicas e pequenas casas que estão datam de alguns séculos.
Além disso, a cidade conta com mais de 400 templos budistas abertos ao público. Entre eles, o Wat Pho, que contém uma estátua de 46 metros de comprimento de Buda Reclinado. Já o Wat Pra Kaew conta com uma estátua de Buda esculpida numa única pedra de esmeralda.
Se o que você gosta mesmo é arquitetura, não pode deixar de ver o templo de Wat Arun, composto por 4 torres cobertas por cerâmicas chinesas. O que o torna ainda mais impressionante é que este templo foi construído ainda no século XVII. Incrível, não é?
Aproveite também para conhecer os mercados flutuantes e garimpar os melhores quitutes e objetos de artesanato, além de desbravar a rua mais vibrante da cidade: a Khao San Road.
Ilhas tailandesas
Você provavelmente já deve estar familiarizado com o fato de que a Tailândia possui algumas das melhores praias de todo o mundo. Mas grande parte de todas essas praias estão disponíveis para visitantes e moradores nas ilhas do país, como as ilhas de Phuket, Koh Phi Phi e Koh Tao.
Nelas, você garante as melhores hospedagens, alimentação e passeios. Além disso, você pode aproveitar festas espetaculares e luais que duram noite adentro. Tudo em meio ao mar de ondas calmas e paradisíacas que só o litoral tailandês pode nos oferecer.
Chiang Mai e norte da Tailândia
Se você quer ter um contato aprofundado e intrínseco com a cultura tailandesa, não pode deixar de visitar Chiang Mai.
A cidade, situada no norte do país e numa região mais montanhosa que o sul litorâneo, reserva diversos templos, festividades e feiras que você não vivencia em nenhum outro lugar do país.
Encravado no alto de uma montanha, se você estiver apto a encarar 309 degraus de escada, é possível conhecer o majestoso templo Wat Phra That Doi Suthep. Lá não só você tem uma visão espetacular do alto, mas também gigantescas pagodas e estátuas douradas que emolduram todo o cenário.
Além disso, o centro da cidade ganha novas cores e sabores com o cair do sol. Com os mercados tradicionais que ocorrem à noite com diversos produtos artesanais e comidas típicas. Simplesmente imperdível.
Ayutthaya – a história viva da Tailândia
Se o que você gosta mesmo é de história, então precisa ir ao sítio arqueológico da cidade de Ayutthaya. Situada muito próxima à Bancoque, esta era a antiga capital do reino de Sião. Um dia, já foi uma das maiores e mais prósperas cidades de todo o continente asiático.
Com o tempo, foi abandonada devido às sucessivas invasões de diversos outros povos e reinos vizinhos. Hoje, o que restam são templos budistas e estátuas em ruínas. A recomendação é que você acompanhe toda a jornada com guias turísticos, pois assim você conhece tudo sobre a antiga civilização tailandesa.
O melhor de tudo? É um passeio que pode ser aproveitado em uma viagem bate-volta de Bancoque.
Entre as ruínas, você não pode deixar de ver o templo principal de Wat Phra Si Sanphet, famoso por suas torres que armazenam as cinzas de alguns reis do passado. Próximo dela há um mercado que você pode aproveitar para comprar alguns alimentos e bebidas para sua aventura ficar bem equipada.
Triângulo Dourado e Chiang Mai
Esta cidade é uma das mais antigas da Tailândia, sendo a capital da região homônima e a cidade mais setentrional do país, ela praticamente faz fronteira com os países de Laos e Myanmar.
É aqui que vemos alguns dos templos mais antigos do país, como o Wat Phra Kaew, que é cheio de peças de ouro que datam do século XIV. Porém, a atração mais popular da região é o mais moderno Wat Rong Khun, cheio de esculturas de tom claro, o que mostra como arte e religião andam juntas!
Além disso, nesta cidade você confere diversas fontes termais, cavernas e demais espetáculos para quem aprecia ecoturismo.
Vamos para a Tailândia?
Como pode ver, a Tailândia é um país verdadeiramente fascinante, com diversos templos, cidades que nunca param e paisagens naturais que encantam até os mais céticos.
Se você quer se apaixonar pelo sudeste asiático, conte com os roteiros da TZ Viagens e torne sua viagem dos sonhos uma realidade!