Quando o assunto é inovar na viagem, muitos destinos nos vêm à mente. No entanto, ninguém faz ideia de que o turismo na África do Sul pode sim surpreender… Por isso, hoje o nosso blog é especialmente para te mostrar o potencial desse, que é um dos países mais exóticos e extraordinários do mundo.
Opções do que fazer por lá não faltam! Pois há roteiros para todos os gostos e idades, desde safáris emocionantes até tours em museus ligeiramente exóticos. Além é claro, dos esportes radicais, lindas paisagens praianas, rica gastronomia e ótimos vinhos.
O que mais enriquece o turismo na África do Sul, definitivamente, é a diversidade de culturas. A mistura de línguas, os sabores diferentes e as crenças religiosas são os destaques.
Então, para tornar a sua viagem ainda mais especial, nada melhor do que conferir um pouquinho de toda essa grandeza bela e peculiar, né? Vamos desvendar algumas das maravilhas turísticas da África do Sul juntos? Confira a seguir:
A beleza e a cultura da Cidade do Cabo
Cidade do Cabo, mais conhecida como Cape Town, é um prato cheio para os amantes da natureza! Assim como exala uma beleza única, também oferece diversas atrações em meio às suas montanhas, praias, trilhas e parques.
Não só isso como também mostra sua face urbana repleta de charme, com suas feiras e restaurantes sempre muito movimentados. Por lá, você não pode deixar de visitar a incrível Table Mountain, a formação rochosa que faz parte das Sete Maravilhas da Natureza. Um atrativo e tanto para os aventureiros de plantão!
Em seguida, tire um tempinho para conhecer o Waterfront, abrigo de mais de 400 lojas, sete museus, dezenas de opções gastronômicas e até de uma roda-gigante! Para completar, mergulhe nas praias Camps Bay, que entrega um pôr do sol deslumbrante, e Clifton, de águas límpidas e visual esplêndido.
Safáris no Parque Nacional Kruger
Esse é o parque mais famoso do continente africano, onde você sente a emoção à flor da pele!
O turismo na África do Sul é espetacular, sobretudo quando o assunto são os safáris. Você escolhe a modalidade que deseja, self-drive ou um game drive, por exemplo.
Em ambos você aprecia um dos melhores safáris do mundo. Afinal, é aqui que você tem a grande possibilidade de avistar os animais do “Big Five”, que são o leão, leopardo, elefante, hipopótamo e rinoceronte.
Conferir a magnitude da savana é uma experiência sem igual, mas que precisa ser planejada com antecedência. Para te ajudar, você pode conferir nossas 5 dicas de como aproveitar ao máximo um safári na África do Sul.
Vinícolas de Stellenbosch e Franschhoek
Outra vertente turística para quem busca ir além são os passeios nas vinícolas da região. Essa é uma curiosidade que muitos viajantes não sabem, mas a África do Sul se destaca entre os países produtores de vinhos.
Os lugares mais conhecidos são Franschhoek e Stellenbosch, localizados bem próximos à Cidade do Cabo. Por lá você encontra diversas vinícolas que produzem a “bebida dos deuses” de primeiríssima qualidade.
No pequeno povoado de Franschhoek, a forte influência da França fez com que o local recebesse o título de “Quarteirão Francês”. Então, você encontra essa influência francesa em praticamente tudo, desde a culinária até a arquitetura.
Já Stellenbosch é a segunda cidade mais antiga do país. Ela é reconhecida pelos seus ótimos restaurantes, hotéis e mais de 150 vinícolas de alto padrão. A programação é regada de deliciosas degustações ao ar livre e experiências gastronômicas impecáveis!
Natureza e aventura na Rota Jardim
Dona de uma rica fauna e flora, essa estrada panorâmica percorre a costa sul da África e conta com visuais belíssimos!
Ela nada mais é do que uma faixa litorânea entre os oceanos Atlântico e Índico, com uma extensão de 315 km de uma densa vegetação e uma gama de atividades de lazer.
O turismo de aventura é mais que garantido, uma ótima opção para pais com filhos adolescentes. Pois tem surfe, esportes radicais, trilhas, safáris e muito mais para desbravar e curtir em família.
Joanesburgo
Essa é a maior cidade da África do Sul, um destino imperdível para quem busca compreender a história fascinante do país.
Durante a visita, explore o Museu do Apartheid, que oferece uma visão profunda sobre o passado segregacionista e os esforços para superá-lo. Em seguida, é essencial conhecer o Soweto, um icônico bairro que abrigou importantes figuras do movimento anti-apartheid, como Nelson Mandela.
Caminhar pelas ruas dessa comunidade vibrante proporciona uma experiência emocionante. Esses locais emblemáticos revelam as lutas e triunfos do povo sul-africano. Portanto, Joanesburgo é uma cidade indispensável para os interessados em história e cultura.
Sol e muita praia em Durban
A cidade costeira, Durban, promete dias de muito sol e mergulhos refrescantes em suas praias exuberantes. Além é claro, de uma atmosfera culturalmente rica!
O que torna a cidade ainda mais especial é sua vibrante comunidade indiana, que desempenha um papel fundamental na sua identidade. Ela é visível em todos os cantos, desde a arquitetura até as cores vibrantes dos bazares. Mas principalmente na culinária!
Os pratos indianos autênticos, como curry e biryani, são imperdíveis para os amantes da gastronomia. E, é claro, as praias de Durban são um verdadeiro paraíso, onde se pode relaxar sob o sol, surfar nas ondas tubulares ou simplesmente apreciar a brisa.
Mas antes de arrumar as malas, saiba quais documentos são necessários para entrar no país:
Documentação necessária
Quem planeja fazer turismo na África do Sul, ou em qualquer outro canto do mundo, precisa se atentar à documentação necessária. Mas calma, porque já adiantamos: o país não exige visto de brasileiros que vão turistar por um período inferior a 90 dias.
Por outro lado, você terá que cumprir com algumas obrigações específicas:
- Ter um passaporte com validade mínima de um mês contando com a data de retorno ao Brasil. Ele precisa ter duas páginas em branco para os carimbos de vistos de entrada, os quais serão concedidos no próprio aeroporto ou nas fronteiras do país;
- Além do passaporte, o Certificado Internacional de Vacinação (CIC) contra a febre amarela também é obrigatório. Por isso, providencie o seu com antecedência! A imunização deve ser feita pelo menos 10 dias antes da viagem.
Isso é tudo! Como pode ver, as exigências são básicas… No entanto, evite deixar a organização para a última hora.
Vamos turistar na África do Sul?
Depois de tantos locais icônicos e interessantes que destacamos, certamente você ficou com vontade de conhecer todos eles de perto, não? A boa notícia é que, com a TZ Viagens, você garante um roteiro personalizado para desbravar tudo isso com a máxima segurança e tranquilidade.
Não deixe para depois. Entre em contato e planeje sua viagem com a nossa equipe de consultores!