Os pontos turísticos do norte de Portugal são bastante ecléticos, envolvendo toda sua riqueza cultural e diversidade que agradam todos os tipos de viajantes. Iremos mostrar que os encantos do norte vão além da conhecida cidade do Porto.
Vamos explorar a região mais antiga do país, descobrir onde foi o seu nascimento e tudo que você não pode perder em sua visita, além de dicas preciosas para quem quer conhecer melhor a cultura lusitana e ter a melhor viagem para Portugal.
1 – Viana do Castelo
Nosso primeiro destino da região é Viana do Castelo que faz divisa com a Espanha.
A cidade, que é capital do distrito de mesmo nome, tem um ponto bem interessante: a Basílica de Santa Luzia. O lugar tem uma arquitetura linda e para ter a melhor experiência no local, a dica é subir até a cúpula, para ter a vista mais privilegiada da região. Esta paisagem foi considerada como um dos mais belos panoramas do mundo pela National Geographic Magazine.
2 – Bragança
Bragança é uma cidade situada em um território conhecido como Trás-os-Montes, no distrito de Braga. Como o nome sugere, é uma região bem montanhosa, oferecendo um panorama único. A cidade também tem um circuito turístico interessante que vai do seu centro histórico até o castelo.
3 – Braga
Braga é um distrito cheio de lugares para conhecer. Começando com a capital, também chamada de Braga, que tem uma das igrejas mais bonitas do país: o Santuário do Bom Jesus do Monte. O interessante é que cada lugar do santuário e arredores tem uma beleza diferente. Sua famosa escadaria, cheia de esculturas e fontes, uma pequena gruta e a igreja em formato de cruz, belíssima por fora e, principalmente, por dentro. Apesar de todos esses pontos, o que mais atrai os turistas é a vista do monte.
Ainda no distrito de Braga há parte de uma reserva natural bastante famosa, o Parque Nacional Peneda-Gerês. Para quem gosta de natureza e aventura é o melhor lugar para se explorar. Há montanhas, cachoeiras, lagos, rios, trilhas e pequenas vilas. Mesmo para quem não quer tanta aventura, há espaços para piqueniques em família.
4 – Guimarães
Guimarães é uma pequena cidade do distrito de Braga, porém seu tamanho é inversamente proporcional à sua importância. Guimarães foi o “berço” de Portugal, inclusive há um grande muro com a frase “Aqui nasceu Portugal” que é muito procurado pelos turistas. Além desse, existem vários indícios históricos representados por monumentos nacionais espalhados pela cidade.
5 – Barcelos
Ainda no distrito de Braga, encontramos a cidade de Barcelos, conhecida pelo famoso galo que hoje é símbolo de Portugal. A lenda do galo de Barcelos narra o milagre de um galo morto que voltou à vida para provar a inocência de um homem condenado à morte.
Ao passear pela cidade, você pode se deparar com alguns monumentos do galo de Barcelos pelas ruas, além do castelo, as ruínas, museus e uma ribeira.
DICA: Em algumas épocas do ano, há feiras de artesanatos, de culinária e apresentações musicais na praça central da cidade.
6 – Porto
Finalmente vamos falar sobre a cidade do Porto, conhecida como Invicta. Esse apelido é devido a forte resistência das tropas da região nas batalhas do século XIX. Esse é um dos fatos históricos que é motivo de orgulho para a cidade.
Em uma verdadeira viagem no tempo, o centro apresenta diversas opções para os apreciadores de história. É possível fazer um tour a pé, pois todos os pontos turísticos são bem próximos. Começando pelo lindo prédio da câmara municipal, na avenida dos Aliados, um dos cartões postais da cidade.
DICA: Na avenida dos Aliados há um Mcdonalds que virou um ponto turístico da cidade. Antigamente era um elegante café cuja arquitetura e decoração foram mantidas. Mesmo que não vá para consumir algo, vale a pena a visita.
Saindo da avenida, o próximo destino é a estação de trem São Bento, que além de sua importância histórica, encanta os visitantes com sua beleza arquitetônica. As paredes internas são verdadeiras obras de arte que retratam cenas do cotidiano com os famosos azulejos portugueses.
Continuando a caminhada na mesma rua, você irá se deparar com a bela ponte D. Dom Luís I, construída em 1886. Foi a primeira ligação entre o Porto e a Vila Nova de Gaia, que são separados pelo célebre Rio Douro. Ainda hoje a ponte é utilizada pelos turistas que querem ter a melhor vista do Porto.
DICA: Comer o prato típico do Porto chamado “francesinha”. Feito à base de pão, recheado com carne e embutidos, coberto com queijo, molho especial picante e acompanhado de batatas fritas. E claro, não podemos esquecer do conhecido vinho do Porto. Ambos podem ser facilmente encontrados em diversos bares e restaurantes no centro histórico.
Logo abaixo da ponte há a ilustre Ribeira do rio Douro. Com certeza um dos lugares mais movimentados e apreciados pelos turistas. De dia, você pode encontrar restaurantes de comida típica, vendedores de artesanatos locais e artistas performando em suas calçadas. A noite, o movimento nos bares e músicos de rua fazem com que a ribeira nunca durma.
DICA: Faça um passeio de barco pelo rio Douro ou aprecie uma boa cidra sentado na beirada do rio.
Ainda no centro histórico do Porto, não podemos deixar de falar da Torre dos Clérigos. É possível entrar na igreja anexa e subir até o topo da torre, mas tem que estar preparado para subir os 225 degraus.
Perto, há a livraria Lello, que foi uma das inspirações para a escritoria J. K. Rowling escrever a série de livros Harry Potter. A livraria permite visitas desde que a pessoa compre um livro ou pague um valor simbólico. Infelizmente, não é permitido tirar fotos no seu interior.
O Palácio da Bolsa também deve ser adicionado na lista. Ali você poderá ter contato com lindos salões e conhecer um pouco da história comercial do Porto. Hoje, ele é sede de eventos culturais, sociais e políticos.
Por fim, a Igreja matriz, mais conhecida como Sé do Porto. A igreja mais importante da Invicta é um local bastante procurado. Ela pode ser vista de vários pontos da cidade e, com certeza, não passará despercebida pelo tour no centro histórico.
DICA: O Porto exige mais dias de estadia para poder aproveitar tudo que a cidade oferece. É um ponto de parada obrigatória em Portugal.
Não é por menos que foi eleita, pela terceira vez, o Melhor Destino Europeu.
7 – Aveiro
A última cidade da nossa lista é conhecida como a Veneza portuguesa. O apelido não é à toa. A cidade é famosa por ser banhada por rios e ter seus passeios de barco.
Os barcos de Aveiro, diferentemente de Veneza, não se chamam gôndolas e sim, moliceiros, que fazem um trajeto turístico bastante interessante pela “Ria” de Aveiro. Os guias contam a história e a importância da cidade durante todo o trajeto, além de distribuir amostras de sal produzidos na região e tickets de descontos em confeitarias para experimentar o doce típico da cidade.
DICA: Comer o doce típico da região, os famosos ovos moles.
Quer saber mais sobre Portugal? Diga a região que quer conhecer!
Caso tenha interesse em explorar Portugal, entre em contato e solicite um orçamento. Os consultores da TZ Viagens são especialistas em organizar itinerários personalizados e com os melhores preços.
Leia também:
– Portugal: destino mais procurado pelos brasileiros
– Dica de viagem: Porto, Portugal
– Dica de viagem: Braga, Portugal