As tradições do carnaval na América Latina são imensamente ricas. Para milhões de pessoas, fevereiro está ligado ao calor, música e um festival de cores nas ruas. Quer curtir esse feriado, mas não está tão animado para o carnaval brasileiro? Então, confira nossas dicas de onde e como você pode passar o período em países como Bolívia, Uruguai, Argentina e Peru.
Carnaval na Bolívia
Situada em alturas estonteantes na árida região do Altiplano da Bolívia, Oruro é uma cidade que abriga um dos festivais mais famosos de toda a América do Sul. Todos os anos, no sábado anterior à quarta-feira de cinzas, esse destino ganha vida, hospedando os interessados pelo seu carnaval.
Esse festival único apresenta danças folclóricas espetaculares e roupas extravagantes. Além disso, artesanato, música animada e até 20 horas de festas fazem parte da celebração.
Uma festa como nenhuma outra, o Carnaval de Oruro é uma atração turística muito procurada na Bolívia, atraindo multidões de até 400.000 pessoas anualmente. O carnaval é comemorado em grande parte do país.
Outra opção é passar esse período em um dos pontos mais famosos do país, o Salar de Uyuni. Na cidade, o carnaval de rua é bastante tranquilo, tendo apenas algumas bandas que passeiam pelas ruas enquanto as crianças fazem guerra de água colorida. Durantes esses dicas, a visita ao Salar é bastante disputada, mas quem já foi sabe que é uma experiência que vale a pena ter.
Carnaval no Uruguai
O Uruguai abriga uma das maiores festividades de carnaval do mundo. São 40 dias de comemoração entre o desfile inaugural e as celebrações finais. Os jovens que procuram um clima de festa tradicional se dirigem ao departamento de Rocha, especificamente La Pedrera. Lá você encontra uma versão uruguaia da Festa da Lua Cheia, onde as ruas principais são povoadas por grupos de amigos fantasiados.
Também é recomendado conhecer José Inacio, vilarejo próximo a Punta del Este onde é possível encontrar de tudo. Lá existem desde barracas de surf a gaúchos em trajes tradicionais. Além disso, há os deliciosos asados (churrascos), situados em amplas praias do Atlântico. Punta del Este serve como ponto de entrada para uma série de encantadoras aldeias de pescadores e destinos mais tranquilos do interior, principalmente durante o carnaval.
Carnaval na Argentina
A maior e mais importante festa de carnaval da Argentina acontece em Gualeguaychú. Há desfiles e apresentações tanto em janeiro quanto em fevereiro, sendo uma ótima opção para curtir o carnaval argentino.
Outra opção para celebrar o carnaval na América do Sul é Ushuaia, localizada entre as montanhas andinas cobertas de neve da Argentina e as margens do Canal de Beagle. Nas últimas décadas, a cidade se transformou em um importante destino turístico completo. Além de conferir o visual estonteante, dá para aproveitar atrações como seu cassinos cinco estrelas, hotéis e uma boa seleção de restaurantes.
Carnaval no Peru
Desfiles são um dos aspectos mais familiares das celebrações do carnaval. Embora cada cidade ou região peruana tenha seus próprios elementos e tradições, certos elementos são os mesmos em todo o país. É o caso de desfiles, figurinos e muita dança.
Famílias e bairros se reúnem para criar carros alegóricos para os desfiles. As pessoas usam fantasias e máscaras de cores vivas que representam personagens e eventos tradicionais. Uma dança tradicional peruana chamada “pandilla” é um dos estilos mais comuns de dança executados durante o carnaval.
Além do tradicional carnaval, você pode aproveitar o Peru visitando o seu destino mais famoso: Machu Picchu. Reconhecida como a lendária “cidade perdida dos incas”, Machu Picchu é rica em mistério e folclore. O complexo desenterrado, o único local inca significativo a escapar do apetite voraz dos conquistadores espanhóis no século 16, é considerado a principal atração do Peru.
Carnaval na Colômbia
Nenhum carnaval é como o de Barranquilla! É o segundo maior do mundo, atrás apenas do carnaval do Rio de Janeiro. Barranquilla é uma cidade portuária na costa caribenha da Colômbia. Essa é a cidade natal de dois dos mais famosos ícones culturais da Colômbia, a cantora Shakira e a atriz Sofia Vergara.
Ao contrário do carnaval convencional, que dura apenas um fim de semana, Barranquilleros (os locais) festejam o mês inteiro nas ruas da cidade. Ao experimentar o carnaval em Barranquilla você entende porque muitas pessoas são fascinadas e atraídas pela Colômbia. Você será dominado pelos sabores, paisagens e sons do Caribe. Além disso, se estiver em Cartagena nesse período, definitivamente vale uma viagem de fim de semana para conferir o carnaval na cidade.
A América do Sul oferece destino incríveis para você conhecer o carnaval dos nossos países vizinhos. Escolha um deles e fale conosco para planejar o seu feriado, seja dentro ou fora do Brasil.